Perguntas Frequentes

O Diálogos para Inclusão é um projeto idealizado e produzido pelo Instituto Diversitas Soluções Inclusivas, e desenvolvido em parceria com: Iberbibliotecas, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de Alfenas.

Diálogos para Inclusão em Bibliotecas concorreu com mais de 150 projetos do Brasil, Buenos Aires, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Medellín, México, Paraguai e Peru.

Com o título “Diálogos para inclusão: formação e prática na promoção da cultura, políticas e práticas inclusivas em bibliotecas públicas e comunitárias”, o projeto foi um dos 11 selecionados pelo 6º Concurso de Ajudas 2018 do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas.

O projeto Diálogos para Inclusão – em bibliotecas, pretende:

  • Gerar ações efetivas em inclusão, valorização da diversidade e acessibilidade através da capacitação de gestores, bibliotecários e demais profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias;
  • Auxiliar na elaboração e acompanhar o desenvolvimento de ações inclusivas nessas bibliotecas;
  • Divulgar práticas inclusivas para inspirar que outras bibliotecas do mundo adotem a Gestão Inclusiva.

Podem se inscrever bibliotecas públicas e comunitárias. Cada biblioteca poderá inscrever até 3 profissionais. Esses profissionais devem ter vínculo permanente ou de longa duração com a biblioteca e ocupar cargos relacionados com a coordenação, elaboração e desenvolvimento de projetos.

Sim. Porém as despesas referentes a transporte, hospedagem e alimentação serão de responsabilidades dos participantes/bibliotecas.

Mariana/MG (dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2019) e Varginha/MG (dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2019).

De 27 de dezembro de 2018 a 18 de janeiro de 2019.

Atenção: Se as vagas forem preenchidas antes do dia 18 de janeiro de 2019, as inscrições serão encerradas antecipadamente.

  • Participação do coordenador/diretor/gestor/tomador de decisão dentre os inscritos por biblioteca.
  • Bibliotecas públicas e comunitárias do estado de Minas Gerais.
  • A ordem de inscrição.
  • Aceitar o termo de condição disponibilizado na abertura da ficha de inscrição.

I. Seleção das bibliotecas a partir das inscrições recebidas;
II. Encontros formativos com carga horária de 24 horas, divididas em 3 dias de atividades;
III. Elaboração de ações inclusivas no processo de formação. As melhores ideias receberão acompanhamento a distância, de equipe técnica especializada, para o desenvolvimento do projeto.
IV. Divulgação das ações inclusivas selecionadas e boas práticas realizadas pelas bibliotecas participantes da formação.

Os inscritos pelas bibliotecas selecionadas participarão de Workshops voltados para a temática da gestão inclusiva, acessibilidade, inclusão e diversidade.
No primeiro e no segundo dia serão trabalhados conteúdos em gestão inclusiva, em seus aspectos práticos.
No terceiro dia os participantes desenvolverão ações inclusivas, baseadas no conhecimento construído durante a formação, e a partir das realidades das suas bibliotecas.

Sim. Os participantes que tiverem 100% de presença e aproveitamento do curso receberão um certificado emitido pelo Instituto Diversitas Soluções Inclusivas.

Com a equipe Diversitas, através do e-mail: bibliotecas@dialogosparainclusao.com.